sexta-feira, 21 de outubro de 2011

RS - PROJETO BALADA SEGURA PODE SER TORNAR LEI ESTADUAL

Em oito meses, operação fiscalizou 13 mil veículos - jornal do comercio, 21/10/2011

Barcellos, Grill e Pestana entregaram proposta a Adão Villaverde
O projeto que transforma a Operação Balada Segura em lei no Rio Grande do Sul foi entregue nesta quinta-feira ao presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde. A proposta foi encaminhada pelo vice-governador Beto Grill, pelo chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e pelo diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Alessandro Barcellos. O objetivo é realizar ações de fiscalização e de educação no combate ao uso do álcool no trânsito em locais e horários de maior incidência de acidentes.

"Tivemos um período experimental para subsidiar o projeto que estamos apresentando. Queremos ampliar os convênios com os municípios para que a fiscalização e as campanhas de conscientização dos motoristas aconteçam em todo o território gaúcho", comenta Grill.

Ao entregar uma camiseta e o material de divulgação da Operação Balada Segura ao presidente da Assembleia, Barcellos disse que serão firmados convênios com entidades municipais, estaduais e não governamentais com atuação na área de trânsito. "A parceria com a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em Porto Alegre, será decisiva para o sucesso da operação", destaca.

De acordo com Barcellos, no primeiro semestre, a Capital registrou uma redução de 33% nos acidentes com vítimas fatais nas madrugadas de sábados e domingo em que ocorreram as blitze.

Segundo Villaverde, o projeto não tramitará em regime de urgência, mas o parlamentar acredita que contará com o apoio e sensibilidade do conjunto das bancadas para ser votado com a brevidade desejada pelo Poder Executivo. "Os primeiros resultados da operação demonstraram que é um projeto promissor. É uma preocupação importante não só do governo do Estado, mas também uma demanda das famílias", acrescentou.

O período experimental da Operação Balada Segura (4 de fevereiro a 26 de setembro) realizou em Porto Alegre 174 operações, com a fiscalização de 13 mil veículos e 2,4 mil autuações. Nesses oito meses, a fiscalização flagrou 204 condutores alcoolizados. Deste total, 83 foram conduzidos à delegacia de polícia por apresentarem uma concentração de álcool no sangue que o Código de Trânsito Brasileiro configura como crime de trânsito.

Outros 234 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro tiveram a carteira de habilitação recolhida e responderão administrativamente pela infração.

Nenhum comentário: