sábado, 15 de outubro de 2011

DESESPERO - SOCORRISTA ENCONTRA FILHO MORTO EM ACIDENTE ENVOLVENDO CONDUTOR EMBRIAGADO

FLORES DA CUNHA - TRÂNSITO FATAL. Socorrista encontra filho morto. Motorista de ambulância chamado para atender acidente na Serra se desesperou ao deparar com o jovem deitado em rodovia - ZERO HORA 15/10/2011

Motorista e socorrista da ambulância da prefeitura de Flores da Cunha, na Serra, Gilmar Lodeas, 47 anos, se deslocava para atender a mais um acidente de trânsito, na manhã de ontem. Ao chegar ao ponto do acidente, Lodeas gelou: era a moto de um sobrinho que estava caída no asfalto. O socorrista sabia que o filho, Fabiano, 22 anos, pegava carona diariamente com o primo Marcelo Negri, 38 anos. Negri estava sentado. Fabiano, deitado. O pai correu em direção do filho a fim de removê-lo para a ambulância, mas o rapaz estava morto.

O motorista do Palio que se envolveu no acidente não se feriu e foi preso por conduzir alcoolizado.

A tragédia aconteceu por volta das 8h, no km 89 da rodovia Caxias do Sul-Antônio Prado (ERS-122). Lodeas conta que estava no posto de saúde de Flores da Cunha quando foi acionado. Ele reforçaria o socorro a um acidente considerado gravíssimo, mas sequer sabia se alguém havia morrido. O socorrista revelou que não viu o filho sair de casa pela manhã, na localidade de Nova Roma. No entanto, sabia que Fabiano e o primo se dirigiam diariamente, naquele horário, para trabalhar em uma mecânica no bairro Fátima, em Caxias.

– Fui acionado pela Brigada Militar para ir ao acidente. Quando vi a moto do meu sobrinho, sabia que meu filho estava junto. Ao ver meu sobrinho sentado e com fratura, pensei que meu filho pudesse estar bem – relata o pai.

Outros socorristas, porém, se anteciparam e avisaram que o jovem caído estava morto. Os colegas não sabiam que estavam informando o próprio pai.

– Eles me disseram: “Está em 30”. Sabe o que isso quer dizer? Ele estava em óbito. Tentei socorrer, mexer com meu filho, mas ele já estava sem vida – recorda o pai.

Mãe de vítima pede punição a motorista embriagado

Lodeas trabalha há 11 anos como socorrista.

– Tanta gente que salvei nessa vida e não pude salvar meu próprio filho.

Apesar de ter sido um dos primeiros a chegar, o pai de Fabiano não chegou a ver o motorista do Palio.

– Se eu enxergasse, iria fazer qualquer bobagem.

A mãe do jovem, Teresinha de Fátima Pedron, 48 anos, pede punição.

– Só espero que a Justiça seja feita e que ele (o motorista do Palio) não pague fiança e daqui a pouco esteja solto.

Além dos pais, Fabiano deixa um irmão de 19 anos e a namorada. O velório ocorre na sala A da Capela São Luiz, e o enterro será às 10h deste sábado, no Cemitério Público Municipal de Flores da Cunha.

Condutor da moto, Negri foi encaminhado ao Hospital do Círculo e seguia internado até a noite de ontem.

Motorista foi preso por embriaguez
O acidente que resultou na morte de Fabiano Lodeas, 22 anos, envolveu um Palio que seguia no sentido Caxias do Sul-Flores da Cunha e a motocicleta que transitava no sentido contrário.

O motorista do Palio, Roger Luis Puglia, 44 anos, foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou 0,62 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O condutor foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Regional do Apanhador.

De acordo com a delegada de Flores da Cunha, Aline Martinelli, Puglia é professor universitário e voltava de uma festa em Caxias. Segundo a delegada, ele é de Esteio e estava hospedado em Farroupilha, mas teria se perdido na saída de Caxias e, por isso, rumava para Flores.

–Ele invadiu a pista contrária e houve uma colisão frontal. Isso ficou bem caracterizado pelas marcas no asfalto. Enquadrei o motorista por homicídio doloso eventual, que é quando a pessoa não teve a intenção de matar, mas assume o risco por dirigir embriagado. Agora vai depender da Justiça manter ele preso ou não – explica Aline.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É muito triste pessoas acostumadas a socorrer vítimas de trânsito serem chamadas para prestar socorro e encontrarem entre as vítimas, um ente querido morto, especialmente sendo filho. Outro caso semelhante ocorreu em Três de Maio, interior do RS. E de novo a embriagues. Enquanto não mudarem a constituição para fortalecer a supremacia do direito público, este tipo de crime continuará impune. Mudando a constituição, seria possível tornar obrigatória a aplicação do bafômetro e a retirada de sangue dos condutores dos veículos envolvidos em acidentes com lesões e morte no trânsito. Esta ilicitude deveria ser considerada pela justiça um crime doloso e hediondo, já que o condutor que bebe ou usa drogas no volante coloca em risco a vida de centenas de pessoas no trânsito.

3 comentários:

Ivonete disse...

O motorista do Palio, causador do acidente, com 44 anos!!!!! Deixou de ser jovem faz tempo, hein?! Normalmente pedimos aos adolescentes para não beber e dirigir... que dano irreparável para esta família!! Que dó!!
Meu sincero sentimento!!!

cintia disse...

Queria poder dividir a dor que esta família está sentindo, ms que a justiça seja feita, e que apesar desta triste desgraça, temos que ter o senso de justiça e acreditar que este professor possa se defender, pois a maior condenação é aquela que ele terá que carregar para o resto da vida, a de pedir a DEUS perdão todos os dias pelo fato consumado.
Mas devemos lembrar que qualquer um está sujeito a passar por isto, com este trânsito caótico.foi um vacilo do professor que custou uma vida inteira de trabalho...

edi disse...

a dor q essa familia esta sentindo so DEUS e as pessoas prósimas q sabem, mas nós todos estamos esperando pela justiça e espero q seja feita!!!!