segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FISCALIZAÇÃO TÍMIDA DA LEI SECA NO RS

Nova etapa da Balada Segura demora a decolar - ZERO HORA 17/10/2011

Três finais de semana após o reforço na operação Balada Segura, os números da fiscalização permanecem tímidos. Ainda restritas a Porto Alegre, as blitze abordaram uma média de 57 veículos por dia em 12 noites – a ação ocorre de quarta a domingo na capital gaúcha.

Na semana que passou, foram 190 veículos abordados e 25 condutores autuados por embriaguez. No total, já são 687 abordagens desde 27 de setembro, quando a fase reforçada da operação foi lançada pelo governo. Ainda que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) afirme que o número está dentro do esperado, o resultado fica longe da média de fiscalizações no Rio de Janeiro, inspiração para a iniciativa gaúcha: a média fluminense é de 630 por dia.

Reportagem de Zero Hora publicada em 3 de outubro, após a primeira semana de operação, quando a média era de 50 veículos fiscalizados diariamente, mostrou que, para alcançar a meta estipulada pelo governo de abordar 500 mil veículos até 2014, seria necessário parar 410 carros ao dia. Esse número é mais de sete vezes a média atual.

Entre as novidades da nova fase do Balada Segura está o aumento de dias de atuação da fiscalização. Antes restritas apenas aos finais de semana, as ações agora ocorrem de quarta a domingo. O ponto principal do reforço nas blitze, entretanto, é que todos os motoristas abordados passaram a ser submetidos ao bafômetro. Além do Detran, participam das ações a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e as polícias civil e militar.

Fonte: Detran - Os resultados

PRIMEIRA SEMANA - Veículos abordados: 201; Autuações por embriaguez: 35; Média de abordagens/dia: 50,25

SEGUNDA SEMANA - Veículos abordados: 296; Autuações por embriaguez: 50; Média de abordagens/dia: 74

TERCEIRA SEMANA - Veículos abordados: 190; Autuações por embriaguez: 25; Média de abordagens/dia: 47,5

BALANÇO - Total de abordagens: 687; Média de abordagens/dia: 57,25

Nenhum comentário: