segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EM TRÊS DIAS, 11 MORREM EM MOTOS NO RS

PERIGO NO VOLANTE. Um dos acidentes mais impressionantes foi em Pelotas, onde moto se incendiou ao bater em carro - ZERO HORA 24/10/2011

O final de semana no Rio Grande do Sul foi marcado por uma série de acidentes fatais, muitos deles envolvendo motociclistas. Ao todo, em apenas três dias, 11 pessoas perderam a vida em motos ao colidir em ruas e estradas gaúchas. Um dos mais impressionantes aconteceu em Pelotas, quando duas motos e um veículo se incendiaram ao bater na Avenida Bento Gonçalves, no Centro. Rosalvo Madruga da Silva Júnior, 15 anos, morreu na hora.

Segundo a Brigada Militar, a colisão aconteceu por volta das 2h15min. Ibraim da Silva Hadad, 24 anos, motorista do Kadett envolvido no acidente, disse à polícia que uma Saveiro cortou sua frente enquanto dirigia no sentido Rodoviária-Centro, o que o fez perder o controle e invadir a outra pista.

No boletim de ocorrência, consta que o Kadett atravessou o canteiro e rodou até ser atingido na traseira por duas motos que vinham no sentido contrário. Hadad disse à BM que o condutor da Saveiro fugiu do local.

O motorista do Kadett não se machucou, mas foi levado ao Pronto-Socorro de Pelotas em estado de choque. O condutor de uma das motos, Danilo do Amaral Silva, 19 anos, permanecia internado em estado grave até ontem.

O caso será investigado pela Delegacia de Trânsito, que aguarda laudo para identificar as causas do acidente. A BM confirmou que recebe ligações de moradores denunciando rachas no local durante a madrugada.

Em Pelotas, veículos colidiram de frente

Outro acidente que chamou a atenção aconteceu em Pelotas, na madrugada de sábado, quando Jeferson Medina, de 26 anos, e Diego Madruga, de 24 anos, morreram na hora após colidirem suas motos frontalmente. Os dois estavam em sentidos opostos, na Rua Mario Peiruque. Durante uma ultrapassagem, um dos condutores realizou a manobra para o lado incorreto da via, o que acabou vitimando ambos.

Os acidentes com motociclistas

SEXTA

- Caxias do Sul – Um motociclista morreu ao colidir em um carro no final da tarde de sexta-feira na RS-122. João Luiz da Silva, 45 anos, morreu na hora.

SÁBADO

- Bento Gonçalves – Ivan Rubbo, 18 anos, conduzia uma moto que colidiu em um Escort na Rua Cavalheiro José Farina, bairro Licorsul.

- Pelotas – Luiz Carlos da Silva, 65 anos, morreu após a colisão de sua moto contra um poste no bairro Fragata, às 21h20min. O acidente aconteceu depois de o motociclista ter ultrapassado uma Parati.

- Pelotas – Jeferson Ferreira Medina, 26 anos, e Diego Cardoso Madruga, 24 anos, morreram após colidirem suas motos frontalmente no início da madrugada. Os dois conduziam seus veículos em sentidos opostos na Rua Professor Mario Peiruque. Durante uma ultrapassagem, acabaram se chocando.

DOMINGO

- Caxias do Sul – Edson Antônio da Silva, 27 anos, morreu o final da manhã deste domingo após sua moto colidir frontalmente em um Chevette às 4h30min, no km 3 da RSC-453. O caroneiro, Andrei Almeida Toledo da Silva, 14 anos, também não resistiu aos ferimentos.

- Vale Real – Lucas Bernardi dos Santos, 17 anos, não resistiu aos ferimentos ocasionados por um acidente de trânsito e morreu ontem. No sábado, ele conduzia uma moto quando de envolveu em uma colisão com um Celta.

- Pelotas – Rosalvo Madruga da Silva Júnior, 15 anos, estava na carona de uma moto que colidiu com um Kadett, na madrugada de domingo.

- São Leopoldo – Dener Lindolfo da Silva, 32 anos, morreu às 23h45min de sábado ao colidir sua moto contra um ônibus na Avenida Imperatriz Leopoldina, bairro Pinheiros.

- Santa Cruz do Sul – No domingo, uma colisão entre um caminhão de uma moto matou Jurema Lurdes Froemming, 45 anos, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, caroneira.

Ministro propõe restringir venda

Preocupado com o aumento do número de acidentes com motos no país, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que pretende limitar a venda de motocicletas aos motoristas que tenham habilitação específica para o veículo. Padilha deu a declaração em entrevista a uma rádio de Curitiba. Atualmente, qualquer pessoa, mesmo sem habilitação, pode comprar uma moto ou outro veículo – a compra de automóveis no Brasil também não está relacionada à carteira de habilitação.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - É crítico este diagnóstico de acidentes e mortes envolvendo motos. Entretanto, a solução do Ministro de proibir a venda de motos para solucionar o problema é um cúmulo vindo de quem não entende nada de trânsito ou de saúde. Seria como determinar o fim dos hospitais para acabar com a doença.

É preciso analisar os motivos de tantos acidentes e buscar soluções mais reais e positivas. Na minha opinião, um destes motivos é o capacete inadequado para uso dentro da cidade, onde a maioria dos acidentes tem ocorrido. Acontece que o modelo atual de capacidade reduz a audição, a visão e a atenção do condutor de moto, proporcionando riscos de acidente.

Um comentário:

colaborador disse...

eu ja fui atropelado de bicicleta por um carro. os motoristas de carro não respeitam bicicleta, pedestre e moto; só as carretas... o lindão senta o traseiro no conforto do carro e pensa que está na sala dele. e a vida só manda o recado: "use cinto de segurança"... uma ironia pra quem sempre está prestes a ser esmagado por ferragens.

pior pra moto onde a carenagem é a propria pessoa... na gp de motovelocidade mesmo morreu um piloto, imagina nas ruas.

é uma estupidez... pra ficar zanzando de um lado pro outro puta risco pra todos, fora a destruição natural; todo tipo de poluição: sonora, do ar, do espaço... a propria infraestrutura para essa industria: extração de petroleo, do aço; a propria cidade... todos processos caros que agridem o mundo que deixamos com um rastro de dar vergonha.

além de eliminar a população ativa, jovem... transformando o país num país de velhos.

olha o tamanho do estrago para alguem se comover com 11...............................................................