sexta-feira, 22 de novembro de 2013

METADE DAS MORTES DE TRÂNSITO ENVOLVEM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

ZERO HORA 21/11/2013 | 20h09

Em Porto Alegre, 50% das mortes no trânsito envolvem álcool e outras drogas. Dados de janeiro a novembro apontam 116 vítimas fatais em acidentes ocorridos na Capital



Recentes pesquisas têm mostrado que o uso de álcool e outras drogas, como maconha e cocaína, compõem o perfil dos acidentes com vítimas fatais no trânsito de Porto Alegre. No último levantamento realizado por técnicos de Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Delegacia de Delitos de Trânsito, de 42 casos pesquisados em acidentes com vítimas fatais neste ano, 21 (50%) apontaram o envolvimento de álcool, maconha ou cocaína, abrangendo as vítimas ou os causadores dos acidentes fatais.

Os dados de 1º de janeiro a 21 de novembro apontam 116 vítimas fatais no trânsito da Capital.

— Deste total, em 49 casos não houve possibilidade de coleta de dados sobre uso de substâncias como álcool e outras drogas, 25 aguardam resultado da pesquisa, em 21 deu negativo e em 21 foi positivo — afirma Fabiane Moscarelli, coordenadora de Informações de Trânsito da EPTC.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que o enfrentamento desta realidade depende da participação de toda a comunidade.

— As campanhas e atividades de educação para o trânsito são permanentes, além da fiscalização, das blitze diárias, das ações do Balada Segura. Vamos intensificar essas ações durante as festas de final de ano. Mas toda a comunidade deve se envolver realmente para uma verdadeira mudança de cultura. O trânsito, pelo número cada vez mais crescente de veículos nas ruas, já apresenta seus riscos naturais. Imaginem quando existe o envolvimento de álcool e drogas nos acidentes. É muito mais complicado e bem mais grave — enfatiza.

As pesquisas apontam, também, o envolvimento de uma parcela expressiva de jovens nos acidentes fatais no trânsito da Capital.

— Nos últimos cinco anos, de 680 casos de vítimas fatais, 207 (30%) envolveram jovens entre 13 e 25 anos — afirma a técnica de trânsito e transporte da EPTC Diva Yara Mello Leite.

Nenhum comentário: