segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MAIS BLITZ, MENOS MULTA

ZERO HORA 25 de novembro de 2013 | N° 17625


SUA SEGURANÇA | Humberto Trezzi



Um fenômeno curioso salta aos olhos de quem se debruça sobre as estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No item Balada Segura, o único do site em que constam números sobre embriaguez ao volante, é possível constatar que o número de blitze aumentou, mas o de motoristas flagrados alcoolizados diminuiu (confira na tabela abaixo).

Vejamos: entre janeiro e setembro deste ano e igual período do ano passado, foram vistoriados 2 mil veículos a mais, aplicados 2,5 mil testes de bafômetro a mais – o que evidencia mais trabalho por parte das autoridades – e, mesmo assim, o número de condutores pegos embriagados caiu (foram 114 a menos que no mesmo período de 2012).

A suspeita levantada por muita gente de que os “azuizinhos” estão menos ativos não procede, portanto. Em Caxias do Sul, são flagrados em média quatro motoristas embriagados por dia, média semelhante à de Porto Alegre. A Balada Segura, que nasceu na Capital, hoje abrange 14 grandes cidades ou regiões do Estado.

O que os números parecem indicar é uma notícia positiva: com o aumento da fiscalização, menos gente embriagada sai a dirigir por aí. Por isso que menos motoristas alcoolizados são flagrados. A menos que se descubra que os condutores se organizaram para evitar as blitze... Melhor ficar com a opção mais otimista, a de que a fiscalização foi pedagógica contra o comportamento de risco.





Nenhum comentário: