segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

IMPRUDÊNCIA E TRAGÉDIA

MORTES NO ASFALTO. Imprudência e tragédia no Litoral. Motorista sem carteira de habilitação foi presa em flagrante após acidente que matou duas pessoas na Estrada do Mar, em Xangri-lá - KAMILA ALMEIDA, zero hora 02/01/2012

A imprudência fez com que o ano de 2012 começasse com tragédia no Litoral Norte. A história de dois motoristas foi interrompida no km 30 da Estrada do Mar por uma colisão brutal no início da manhã de ontem. Alaíde da Silva Linck, 28 anos, e Ivo Ferrazo, 63 anos, dirigiam um Prisma e um Corsa (um táxi), respectivamente, quando se envolveram em acidente com um Vectra. Sem habilitação e com suspeita de embriaguez, a condutora do Vectra, Tatieli da Silva Costa, 27 anos, acabou presa em flagrante.

Segundo testemunhas, o Vectra, que andava no sentido Torres-Osório, colidiu frontalmente com o Prisma, que estava na pista oposta. O Prisma teria sido arremessado contra um Corsa, que seguia na mesma direção. O Vectra rodopiou no asfalto e foi parar a 30 metros dos outros dois carros, quando capotou. Ferrazo, que dirigia o táxi, foi conduzido ao Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, mas não resistiu. Os bombeiros precisaram de quatro horas para tirar Alaíde das ferragens. Ela ficou viva por uma hora, presa por pernas, abdômen e tórax.

– Ela pedia para que eu a salvasse, dizia que estava com muita dor nas pernas – disse o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Christian Vinicius Werlang.

O passageiro do táxi, Tiago Barreto Macieira, 26 anos, teve alta. Karine Bueno Flores, 25 anos, estava na carona da amiga que morreu e permanecia internada até a noite de ontem.

A motorista Tatieli da Silva Costa, 27 anos, dirigia o Vectra do empresário e político Paulo Afonso da Rosa Corrêa Júnior, 27 anos, ambos hospitalizados até a noite de ontem. Tatieli foi autuada em flagrante por duplo homicídio e uma tentativa de homicídio, com dolo eventual, disse Cesar Renan Rodrigues dos Santos, delegado de plantão na Delegacia da Polícia Civil (DP) de Capão da Canoa.

Segundo Santos, a prova testemunhal de rodoviários, do médico da Samu e da equipe de socorristas foi suficiente para atestar que ela apresentava sinais de embriaguez.

– Estar sem carteira de motorista é um agravante, além de dirigir embriagada, andar em alta velocidade na contramão. Está claro que ela assumiu o risco de matar – disse o delegado.

O carona, que seria o responsável pelo veículo, foi autuado por coautoria nos dois homicídios e tentativa de homicídio e por ter entregue a direção para pessoa não habilitada. Os dois não quiseram se manifestar.

Modelo dirigia carro de vereador de Tramandaí

Passageiro do Vectra envolvido no acidente na Estrada do Mar, o empresário Paulo Afonso da Rosa Corrêa Júnior, 27 anos, assumiu o posto de vereador no município de Tramandaí há apenas dois meses. Eleito 1º suplente da Câmara de Vereadores pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) em 2008, em novembro assumiu uma vaga em decorrência da extinção do mandato de outro parlamentar, que depois acabou recuperando a cadeira. Atualmente, o posto se encontra em disputa.

– Estamos pleiteando que retome a vaga – afirma Waldir Canal, do diretório estadual do PRB.

Além da carreira política, Paulinho do Triângulo – como é conhecido pelo fato de sua família ser proprietária do restaurante Triângulo, em Tramandaí – é empresário do ramo de entretenimento e lazer. Há três anos, conforme informações da assessoria de imprensa do partido, criou uma empresa de paintball (prática de tiro recreativo com bolas de tinta) junto à Estrada do Mar.

Segundo conhecidos, Paulo seria amigo há vários anos da modelo Tatieli da Silva Costa, 27 anos, a quem entregou a chave do Vectra e que dirigia o veículo no momento do acidente. Tatieli mora em Lisboa, Portugal, onde realizaria trabalhos para agências de modelo e organização de eventos. Antes de migrar para a Europa, também trabalhou como modelo no Brasil.

– Ela tem cadastro em algumas empresas, inclusive a nossa, embora não tenha realizado trabalhos conosco – afirmou, ontem, por telefone, o responsável pela agência portuguesa Glimmer, João Mendes.

Ela teria vindo ao Brasil passar o Réveillon com a família, que teria raízes em Tramandaí.


As vítimas

ALAÍDE DA SILVA LINCK, 28 ANOS - Um menino de sete anos não receberá mais o abraço da mãe. Miguel é filho de Alaíde da Silva Linck, 28 anos, bailarina e estudante de Educação Física que estava a um ano de se formar. Revoltada, a amiga de adolescência Flávia Silva Miguel Lopez, 31 anos, disse que o menino estava com a mãe, outras duas crianças e mais três amigas de Alaíde em um apartamento alugado em Capão da Canoa. Uma criança vai ficar órfã por causa de dois irresponsáveis – lamentou. Alaíde era a caçula da família, morava em Gravataí e dava aulas de balé na cidade. Tinha ido a uma festa em uma casa noturna de Xangri-Lá com as amigas após passar o Réveillon na beira da praia de Capão da Canoa.

IVO FERRAZO, 63 ANOS - Há vários anos trocou Caxias do Sul pelo Litoral Norte, onde trabalhava no ramo da construção civil e como taxista na praia de Rainha do Mar, em Xangri-Lá. Era conhecido entre os colegas como um profissional correto e sempre disposto a ajudar. Nunca vi sair um “não” da boca dele. Sempre que necessário, ele fazia o possível para dar uma mão – conta o amigo e presidente da Associação dos Taxistas de Xangri-lá, Luiz Antônio Engers, 50 anos. Gostava de comer churrasco e sempre participava dos encontros entre os taxistas da cidade. Conforme Engers, que também era vizinho da vítima, Ferrazo havia ficado viúvo cerca de dois anos atrás. Além de trabalhar em Xangri-lá, costumava transportar passageiros entre a praia de Rainha do Mar e cidades da Serra.

Nenhum comentário: