segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LEI SECA - O GOVERNO DO RS QUER O RIGOR EUROPEU

Governo quer o rigor europeu no Estado - ZERO HORA 21/11/2011

Após um giro pela Europa, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, promete: a mortandade nas estradas gaúchas vai diminuir. Grill voltou convencido de que o Rio Grande do Sul pode imitar boas iniciativas da Espanha, Alemanha e França (países que visitou) para conseguir evitar massacres no trânsito.

O vice-governador planeja firmar acordos de cooperação internacional com os três países. Avançou nas conversas com França e Alemanha e aguarda a decisão das eleições na Espanha para retomar as tratativas. A ideia é trocar experiências para diminuir a fatalidade do trânsito.

– Na Europa, as médias ficam em seis mortos para cada 100 mil habitantes. No Brasil, é de 21 por 100 mil, enquanto no Rio Grande do Sul está em 17, mesmo tendo diminuído 11% este ano – relata o vice-governador.

Beto ressalta que a legislação europeia é mais rígida com limites de velocidade, com quem dirige sob efeito de álcool ou sem habilitação. As multas são mais pesadas. Também o controle das condições de clima é mais aprimorado, dando mais informações aos condutores.

Beto tem convicção de que a fiscalização e a legislação mais rígidas ajudam a diminuir as mortes no trânsito. Também destaca a importância da inspeção veicular, tanto no lado da segurança quanto no ambiental.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - RIGOR EUROPEU. Toda a sociedade deve querer o rigor europeu. Só que para tanto é preciso mudar a atual e benevolente constituição federal, votar em congressistas preocupados com a paz social, alterar a postura tolerante da justiça e fortalecer os instrumentos de prevenção, fiscalização e punição.

Nenhum comentário: