quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

NOVO RADAR DOBRA O NÚMERO DE MULTAS

ZERO HORA 26 de dezembro de 2013 | N° 17655

HUMBERTO TREZZI

RIGOR NAS ESTRADAS

Aparelho que flagra veículos a até um quilômetro de distância é aliado dos policiais contra o excesso de velocidade



Amanhã de terça-feira avançava, o trânsito começava a encorpar na freeway (BR-290) e o motorista de um Mercedes-Benz esporte decidiu pisar fundo no acelerador. Foi flagrado quando passava por outros veículos, a 206 km/h, em Santo Antônio da Patrulha. O aparelho que registrou tamanha imprudência estava a quase um quilômetro de distância. É o radar móvel TruCam, nova vedete da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dotado de câmera fotográfica e laser capaz de identificar um veículo a mais de mil metros. Isso permite documentar a infração mesmo de veículos que reduzem a velocidade ao avistar a fiscalização.

O TruCam está por trás do salto no número de multas registrado pela PRF no feriadão. Apenas em excesso de velocidade, houve aumento de 100% nas autuações nas rodovias federais gaúchas. Foram 5.831 nos cinco primeiros dias do feriadão de Natal de 2013 (até as 19h de ontem), contra 2.910 em igual período de 2012. Os equipamentos novos, mais modernos, podem aferir a velocidade de até 300 motoristas por hora, o que garante ritmo inédito nas autuações e dispensa a antiga prática dos patrulheiros, de ter de parar o veículo para assinar a multa.

Estado recebeu 11 equipamentos

O Estado recebeu 11 dos novos radares. A PRF, em todo o Brasil, estreou 130 desses equipamentos. A tecnologia do aparelho é considerada a mais moderna disponível no mundo.

– A grande maioria das autuações foi feita pelo novo radar – diz o chefe de Comunicação Social da PRF, Alessandro Castro, que destaca o fato de o feriado ser mais longo em 2013.

Ele acrescenta que a PRF tem sido mais rigorosa a cada ano, especialmente em relação a excesso de velocidade e embriaguez ao volante.

O caso do condutor que dirigia a 206 km/h, um empresário de 22 anos de Porto Alegre, está longe de ser exceção. Velocidade demasiada é rotina entre os que pegam a estrada rumo ao Litoral para os festejos de fim de ano, pondera o chefe de policiamento da PRF no Estado, Alfonso Willembring Junior. Entre os flagrados na freeway neste feriado estão um Polo a 147 km/h, um Corolla a 169 km/h e até um Fusca a 129 km/h. A velocidade máxima na rodovia é de 110 km/h, acrescentada de uma tolerância de 7%.


Menos mortes no feriadão

Até o início da noite de ontem, o feriadão de Natal reservava uma notícia alvissareira para as autoridades. Nos seus cinco primeiros dias, é o de menos mortes no trânsito desde 2010. É claro que ninguém comemora, porque cada morte é uma tragédia, ressalta o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Leonardo Kauer.

Até as 20h de ontem tinham sido registradas nas vias do Rio Grande do Sul (estaduais, federais e municipais) 21 mortes em acidentes de trânsito. Isso representa uma média de 4,2 mortes por dia de feriadão. Em 2012, foram 7,6 vítimas por dia (38 no total). Em 2011, 6 mortes por dia. Em 2010, 4,4 mortes por dia – patamar semelhante ao de 2013.

Kauer está otimista e acredita que a queda na mortandade no trânsito vai se consolidar – salvo algum desastre de grandes proporções, hoje (último dia da contagem do feriadão de Natal). Ele vai além e projeta melhora nas estatísticas do ano inteiro. O Rio Grande do Sul deve registrar, pela primeira vez em anos, menos de 2 mil mortes em acidentes de trânsito no ano. O presidente do Detran atribui os números a vários fatores, que vão desde a aquisição de equipamentos de última geração por parte das polícias (além da PRF, o Comando Rodoviário da Brigada Militar e a Guarda Municipal de Canoas compraram os novos radares fotográficos) até a implementação de campanhas educativas e o aumento do rigor na fiscalização.

O Detran estreou esta semana com equipe própria na Balada Segura, em Porto Alegre. A ação é um tipo de blitz que começou na Capital e já é copiada nas principais cidades gaúchas. Já para as estradas foi implementado o Viagem Segura, em colaboração com as polícias rodoviárias.

 



COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Como equipamento de apoio, um radar moderno tem a sua importância, mas não inibirá a violência no trânsito, o desrespeito à sinalização, as ultrapassagens indevidas e a direção sob efeitos de drogas e álcool, todos fatores causadores de acidentes. A prioridade deveria focar investimentos no potencial humano (efetivos, treinamento e valor salarial) e na capacidade deles de estarem patrulhando as rodovias e colocados em locais onde os riscos são maiores, dobrando seus esforços na implementação da prevenção destes fatores com leis fortes e programas educativos, visando mudança de comportamento e conscientização que só a multa não consegue dar. A legislação deveria focar este premissa determinando que condutores flagrados cometendo infrações que mais causam violência no trânsito com perdimento imediato do carro (para pagar indenizações) e da carteira de motorista (podendo perdê-la em definitivo em caso de morte e lesões graves), complementado com serviço comunitário obrigatório nas emergência dos Hospitais e nas rodovias trabalhando nos programas comunitários das polícias. O Brasil precisa de uma cultura de respeito e de direção defensiva no trânsito, e esta se consegue com aplicação de multas e educação obrigatória de forma integrada e harmoniosa. 

Nenhum comentário: