quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

FIM DE ANO - MUTIRÃO EM PORTO ALEGRE TENTARÁ EVITAR ACIDENTES

ESFORÇO NO TRÂNSITO. Mutirão tentará evitar acidentes no fim de ano. EPTC adotará uma série de medidas ao longo do mês com foco em pedestres e motociclistas - ZERO HORA 05/12/2011

Uma série de iniciativas planejadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ao longo do mês de dezembro tentará manter a redução da violência no trânsito na Capital (veja números abaixo). Entre as medidas estão ações educativas em cruzamentos de intensa circulação de veículos, com foco nos pedestres e nos motociclistas, segmentos mais vulneráveis no dia a dia da circulação.

Além disso, a previsão é de que sejam intensificadas as blitze do Balada Segura nas noites e madrugadas, para coibir o uso de álcool ao volante, numa ação realizada com o Detran, a Polícia Civil e a Brigada Militar. Também deve haver blitze diárias de fiscalização em vias de grande fluxo, para uma maior segurança de motoristas e pedestres. A EPTC programa ainda a presença ostensiva de fiscais nas imediações de shoppings, no Centro e na Assis Brasil e a utilização do radar móvel e do radar portátil contra o excesso de velocidade em vias e nos corredores de ônibus, na tentativa de evitar atropelamentos. O pacote de medidas inclui também reforço de sinalização em trechos de vias de trânsito intenso.

Na Rua Ramiro Barcelos, por exemplo, serão implantadas mais quatro faixas de segurança (três entre a Protásio Alves e a Independência) e uma, com semáforo, no cruzamento com a Rua Gonçalo de Carvalho (entre a Independência e a Farrapos). Também serão colocadas 20 novas placas indicativas de travessias e de limite de velocidade.

A sinalização, horizontal e vertical, deverá ser reforçada em trechos da Cel. Marcos, Wenceslau Escobar, Assis Brasil e Mauá, que recentemente sofreram recapeamento asfáltico pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

Aos motociclistas e pedestres, agentes de educação para o trânsito distribuirão folhetos com orientações para uma circulação mais segura.

– Reforçaremos a necessidade das travessias em faixas de segurança, de atenção redobrada neste período de festas, que é de intensa circulação de pessoas para a compra de presentes, além de cuidados dos condutores das motos, de maior atenção em relação aos pedestres, já que acontecem atropelamentos, até nas faixas – explica Lea Ferrão, coordenadora de educação para o trânsito da EPTC.

Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, lembra da intensa circulação de carros e pedestres nesse período de festas.

– Nossas atividades serão intensas para uma maior proteção de todos, motoristas e pedestres, sempre lembrando de que a vida é o melhor presente para se comemorar num final de ano e sempre – ressalta.

Nenhum comentário: