ESFORÇO NO TRÂNSITO. Mutirão tentará evitar acidentes no fim de ano. EPTC adotará uma série de medidas ao longo do mês com foco em pedestres e motociclistas - ZERO HORA 05/12/2011
Uma série de iniciativas planejadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ao longo do mês de dezembro tentará manter a redução da violência no trânsito na Capital (veja números abaixo). Entre as medidas estão ações educativas em cruzamentos de intensa circulação de veículos, com foco nos pedestres e nos motociclistas, segmentos mais vulneráveis no dia a dia da circulação.
Além disso, a previsão é de que sejam intensificadas as blitze do Balada Segura nas noites e madrugadas, para coibir o uso de álcool ao volante, numa ação realizada com o Detran, a Polícia Civil e a Brigada Militar. Também deve haver blitze diárias de fiscalização em vias de grande fluxo, para uma maior segurança de motoristas e pedestres. A EPTC programa ainda a presença ostensiva de fiscais nas imediações de shoppings, no Centro e na Assis Brasil e a utilização do radar móvel e do radar portátil contra o excesso de velocidade em vias e nos corredores de ônibus, na tentativa de evitar atropelamentos. O pacote de medidas inclui também reforço de sinalização em trechos de vias de trânsito intenso.
Na Rua Ramiro Barcelos, por exemplo, serão implantadas mais quatro faixas de segurança (três entre a Protásio Alves e a Independência) e uma, com semáforo, no cruzamento com a Rua Gonçalo de Carvalho (entre a Independência e a Farrapos). Também serão colocadas 20 novas placas indicativas de travessias e de limite de velocidade.
A sinalização, horizontal e vertical, deverá ser reforçada em trechos da Cel. Marcos, Wenceslau Escobar, Assis Brasil e Mauá, que recentemente sofreram recapeamento asfáltico pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
Aos motociclistas e pedestres, agentes de educação para o trânsito distribuirão folhetos com orientações para uma circulação mais segura.
– Reforçaremos a necessidade das travessias em faixas de segurança, de atenção redobrada neste período de festas, que é de intensa circulação de pessoas para a compra de presentes, além de cuidados dos condutores das motos, de maior atenção em relação aos pedestres, já que acontecem atropelamentos, até nas faixas – explica Lea Ferrão, coordenadora de educação para o trânsito da EPTC.
Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, lembra da intensa circulação de carros e pedestres nesse período de festas.
– Nossas atividades serão intensas para uma maior proteção de todos, motoristas e pedestres, sempre lembrando de que a vida é o melhor presente para se comemorar num final de ano e sempre – ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário