sábado, 5 de março de 2011

QUE PAPELÃO


Um relato pessoal sobre a atuação dos motociclistas da EPTC na Bicicletada Solidária Continental. Publicado em março 4, 2011 por Marcelo - Massa Crítica - http://massacriticapoa.wordpress.com/2011/03/04/eptc-que-papelao/que

Nesta sexta-feira, quatro de março de 2011, foi feito um chamado para que em toda América do Sul as pessoas saíssem as ruas de bicicleta, a sós ou em grupo, em solidariedade com as vítimas da tentativa de homicídio da Massa Crítica do 25/2/11. Tendo em vista o abalo emocional recente e uma parcela da opinião pública, que condenou os participantes da Massa Crítica por não terem avisado a EPTC, desta vez vários participantes da bicicletada (eu, por exemplo) tomaram iniciativa para avisar a EPTC e a Brigada Militar e solicitar o acompanhamento da manifestação de solidariedade, dos seus respectivos pelotões de ciclistas.

A EPTC compareceu, com ciclistas e motociclistas, pois segundo declarações da própria empresa, não haveriam fiscais ciclistas em número suficiente para acompanhar o evento. A atuação dos motociclistas da EPTC foi vergonhosa, andando na contra-mão em alta velocidade em avenidas como Venâncio Aires e Getúlio Vargas, roncando motores, colocando em risco a vida das pessoas e relembrando algumas das vítimas da tragédia ocorrida há exatamente uma semana atrás. Uma atitude completamente contrária ao objetivo de humanização do trânsito que uma manifestação como a de hoje queria transmitir.

Ficamos tão abalados, que alguns de nós saíram da bicicletada antes de seu término.

A EPTC dando o exemplo do trânsito violento que vivemos diariamente. Como o órgão pretende educar a população quando nem mesmo os seus agentes são educados para agir com segurança e tratar veículos como a moto como armas?

Por outro lado, até onde participei, os ciclistas da Brigada Militar e da própria EPTC tiveram atuação exemplar.

Liguei agora há pouco para o 118 para reclamar e me disseram que esse tipo de reclamação tem que ser feito só no Balcão de Atendimento ao Cidadão, que só abrirá novamente na quarta-feira, dia 09 de março, depois do meio-dia.

Agora tenho certeza que as bicicletadas são mais seguras, pacíficas e promovem um trânsito mais fluido sem a presença da EPTC.

Nenhum comentário: