Este Blog é uma censura à Guerra e mortes no trânsito estimulada por uma Constituição benevolente; leis brandas; negligência dos órgãos de trânsito; precariedade da sinalização; buracos nas vias públicas; descaso dos Poderes na mobilidade urbana; morosidade e leniência da Justiça; e um alerta a todos que conduzem seus veículos sem habilitação, estressado, briguento, armado e agindo com imperícia, imprudência e atitude criminosa, prontos para morrer ou matar por troféus de lata.
sábado, 26 de março de 2011
CIVILIDADE
CIVILIDADE. Manual de boas maneiras no trânsito -ITAMAR MELO, ZERO HORA 26/03/2011
O que falta ao trânsito brasileiro não é apenas obediência à legislação, mas também civilidade. O tema foi levantado por Celia Ribeiro, colunista do caderno Donna e autora de livros de etiqueta, no artigo Cordialidade no Trânsito, publicado em 13 de março. Celia comenta deformações frequentes nas ruas e sugere formas de combatê-las com boa educação.
Na semana passada, a convite de ZH, a jornalista circulou de carro por vias de Porto Alegre para avaliar o comportamento do motorista e oferecer sugestões de como agir no trânsito.
– A atitude básica na direção é sempre se colocar no lugar do outro e ter paciência. A pessoa educada será melhor tratada. Quem sorri, desarma a hostilidade – diz.
Celia é defensora do uso de gestos educados ao volante. Quem levanta o polegar para pedir passagem ou agradecer uma gentileza, observa, cria uma relação interpessoal com o outro motorista, o que resulta em humanização do trânsito.
Pedestres
Celia Ribeiro sugere uma ida à Avenida Salgado Filho, no centro da Capital, para testemunhar um comportamento reprovável: a travessia de pedestres por entre os carros, e não na faixa de segurança. Há faixas exclusivas a poucos metros, mas eles preferem se arriscar atravessando fora delas.
– É pura preguiça, sob pretexto de ganhar tempo – afirma.
No cruzamento da Rua Carlos Silveira Martins Pacheco com a Avenida Assis Brasil, na Zona Norte, um outro comportamento de pedestre recebe desaprovação: a sinaleira piscante aponta que o sinal vai abrir aos carros, mas um homem apressa o passo para atravessar.
Dica da Celia
- Use a faixa de segurança para atravessar. Assim como você espera do motorista a boa educação de parar o veículo quando estiver na faixa, ele espera que você atravesse no local destinado a isso.
- Não se deve atravessar por entre os carros. No entanto, se você decidir fazê-lo porque não há faixa de pedestres, faça um sinal amistoso com a mão aos condutores, de forma a chamar a sua atenção.
- Quem atravessa uma via às pressas, aproveitando que o sinal está prestes a ficar verde para os carros, não comete infração, mas imprudência.
Desembarque
Na frente de Zero Hora, na Avenida Ipiranga, uma das mais movimentadas da Capital, táxis e veículos particulares param junto à calçada, em frente ao prédio, para esperar ou desembarcar alguém.
A consequência é que o fluxo em uma das faixas de trânsito fica impedido. Quem vem atrás precisa esperar ou fazer uma manobra perigosa.
Celia considera tal tipo de comportamento, que gera congestionamento e atraso, um desrespeito:
– Quem faz isso só pensa em si mesmo – observa a colunista.
Dica da Celia
- Nunca pare para embarque ou desembarque em um local no qual você provocará impacto no trânsito, se não for muito rápida a ação.
- Um comportamento desse tipo deixa claro que o motorista ou a pessoa que vai usar o carro não tem espírito comunitário.
- Sempre há uma alternativa. Em lugar de prejudicar os outros, procure uma rua próxima onde você possa parar para esperar ou deixar seu passageiro sem atrapalhar ninguém.
Acidentes
Em uma ocasião, o carro de uma senhora bateu no de Celia Ribeiro. A outra motorista saiu do seu carro e foi logo entregando o cartão de visita. A colunista de Zero Hora aprovou:
– No momento em que fez isso, ela suavizou seu erro e me inspirou confiança que se responsabilizaria pelo conserto do meu carro – conta ela.
Nem sempre é esse o comportamento nas pequenas colisões do dia a dia. A tendência de muitos motoristas é já descerem do carro xingando o outro, como se a batida tivesse sido proposital.
Dica da Celia
- Não assuma uma postura de conflito. Você pode ser enérgico, no caso de ter sido vítima, mas sem apelar para agressões verbais.
- Se você foi o responsável pelo acidente, assuma isso imediatamente e se identifique. Dê nome e endereço e, se não houver acordo, chame o seguro. Assim, mostrará que não se furta às suas responsabilidades.
- Se não existe concordância acerca do culpado, a medida correta é chamar uma autoridade de trânsito.
Buzina
A cena se repete milhares de vezes por dia nas cidades gaúchas: basta a sinaleira passar do vermelho para o verde que os motoristas já começam a buzinar, apressando os primeiros da fila. Celia observa que, além de provocar poluição sonora, o comportamento é uma grosseria que afeta o meio urbano próximo.
– Usam a buzina de uma forma agressiva. Melhor seria se ela fosse usada como se usa a inflexão de voz ao fazer uma recomendação. Buzinar com suavidade, em dois toques, é falar de forma gentil. Buzinar com força corresponde a xingar – explica.
Dica da Celia
- No caso da sinaleira, o certo é esperar com paciência depois que o sinal está aberto. Só é recomendável chamar a atenção de quem está mais à frente, fazendo sinal de luz, se ele demorar demais para arrancar, demonstrando que se distraiu e não notou que o sinal está aberto.
- Neste caso e em qualquer outro envolvendo a buzina, é preciso estar atento ao que ela significa. A buzina é um código. O certo é buzinar de forma suave e breve, e não com força e demoradamente. A primeira maneira é um alerta. A outra, uma forma de agressão.
Tranca-ruas
Nas vias de acesso ao estacionamento de hospitais, Celia Ribeiro já encontrou o caminho bloqueado por veículos parados, à espera de um paciente, avançando sobre parte do espaço de outro carro. É um tipo de situação comum, motoristas paralisarem as ruas, deixando carros à espera, enquanto falam com alguém na calçada ou decidem esperar uma vaga de estacionamento.
– É um comportamento egoísta – diz Celia.
Dica da Celia
- Não pense apenas em si. Em cada atitude sua no trânsito, avalie o impacto que ela terá nos outros. Enquanto você interrompe o trânsito para facilitar a própria vida, pode estar atrapalhando a de outras pessoas.
- Se você precisa mesmo parar, faça-o de maneira a deixar espaço para que os outros veículos consigam passar e não esqueça de acender o pisca-alerta.
Barbeiragem
Em uma ocasião, Celia Ribeiro entrou em uma rua na contramão, por descuido. Deparou com um motorista furioso vindo na direção contrária. Ela juntou as mãos e fez um sinal de quem pedia desculpas, respondido com um meio sorriso.
– Um gesto educado desarma quem está irritado – afirma.
Dica da Celia
- Se você cometeu um erro no trânsito, faça um gesto reconhecendo sua falha e pedindo desculpas. Leve a mão ao coração ou feche as mãos, uma dentro da outra como quem pede desculpas.
- Se você se sentiu vítima de uma barbeiragem, não xingue ou buzine com insistência. Prefira reclamar com um gesto não ofensivo, como tirar a mão do volante e acená-la com a palma para cima como quem pergunta “Mas como?”
Passagem
Na Avenida Assis Brasil, um veículo estacionado junto ao meio-fio tenta sair e entrar no fluxo intenso da via. Ele usa a lanterna indicadora de direção para sinalizar sua intenção. Os motoristas seguem, sem lhe dar vez. Agem bem ou mal?
Dica da Celia
- Quando alguém nos pede passagem com educação, é de bom tom concedê-la.
- Para quem pede passagem, a sugestão é fazer o gesto com o dedo indicador para cima, olhando na direção do motorista.
Os fura-filas
Os carros fazem fila única em uma determinada via, esperando sua vez de entrar em uma rua transversal, muito movimentada. Um motorista apressado, que estava mais atrás, avança pelo lado da fila e se enfia em uma brecha. O que Celia Ribeiro acha disso?
– É falta de educação – ensina.
Dica da Celia
- Fila de carro é como fila de banco ou do caixa do supermercado. No caso do trânsito só se ultrapassa, sinalizando. Antes de qualquer ação, coloque-se sempre no lugar do outro.
A última vaga
No estacionamento da Área Azul, do shopping ou do supermercado, dois carros chegam juntos diante da única vaga disponível. Quem deve ficar com ela?
Dica da Celia
- Deve valer o cavalheirismo. O homem dá espaço à motorista mulher. Se forem duas mulheres na disputa da vaga, a mais nova dá a vez à senhora idosa. No caso de uma mulher com filhos pequenos, o certo é que ela tenha a preferência.
Os gestos de cortesia
A adoção de alguns gestos pode conferir mais civilidade ao trânsito. Em uma situação na qual vigora a agressividade, o gestual estabelece uma relação interpessoal. Confira as sugestões da colunista de ZH:
- As mãos em forma de prece ajudam a pedir licença e agradecer;
- Um sorriso ajuda a ser desculpado e a desarmar a agressividade alheia;
- O sinal de positivo vale em todas as situações, para humanizar o trânsito;
- Forma não-ofensiva de chamar a atenção para uma imprudência do outro. Sua tradução: “o que foi isso?”
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Concordo em parte com a conclusão da pesquisa por entender que a "civilidade" só se consegue com "disciplina consciente" mais "ordem". Isto é, que o comportamento se adapta aos costumes familiares e do ambiente somado 'as normas existentes para limitar direitos e impedir transgressões. Digo isto baseado nas observações do comportamento de um brasileiro no trânsito em um país como Estados Unidos e Alemanha, por exemplo. Lá as leis são rigorosas e o brasileiro se adpata imediatamente respeitando as normas sob pena de multa pesada, prisão e deportação imediata. De nada adianta a "civilidade" se as leis não são respeitadas, nem cumpridas e nem aplicadas por quem de direito. Uns vão respeitar, mas outros não.
Por este motivo defendo educação para o trânsito desde o ensino fundamental, programas voltados à prevenção e conscientização, fiscalização intensa e justiça ágil, presente e coativa, amparados por leis rigorosas contra os infratores.
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Um comentário:
Entendo como deficiência maior no cenário do trânsito diz respeito aos órgãos de trânsito, que são lenientes na concessão de habilitação. Sabe-se que, pelos menos, 50% dos brasileiros são semi-alfabetizados, não conseguem ler e entender um texto, como cumprir as leis de trânsito que eles não entendem. Faça uma pesquisa junto aos motoristas e verificará que sabem muito pouco das regras. Na prática, entao fica mais fácil de comprovar essa deficiência. Não concordo com as radicalizações de leis sobre o trânsito, o caso é de educação. Quando se fala em moto, aí temos uma aberração, a cada quarteirão o "motoqueiro" comete até quatro infrações de trânsito, sem se falar na área criminal, em que participa na condução de tudo que é bandido.
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