DETRAN-RS
Entidades criticam e consideram baixos os investimentos do Detran em campanhas educativas e de prevenção a acidentes no trânsito. Ontem, reportagem de ZH mostrou que, no ano em que a autarquia aumentou sua arrecadação em 47,6% e o “lucro” em 151,5%, as despesas com ações de segurança cresceram em ritmo menor: 27,8%, totalizando R$ 15,8 milhões.
Gerente institucional da Fundação Thiago Gonzaga, Ana Maria Dall’Agnese acredita que, para uma redução drástica nas estatísticas de mortes nas estradas, é imprescindível que os valores aplicados sejam maiores. Para ela, as ações de conscientização devem ocorrer não apenas em operações nas ruas, como o Balada Segura, mas parte de um processo permanente, desde a Educação Infantil.
– Enquanto o governo não tirar isso do papel, infelizmente vamos nos conformar com os números de mortes no trânsito. Queremos e precisamos de mais investimentos, e o Estado tem dinheiro para fazer mais.
O advogado Pablo Weiss, membro da Associação de Ciclistas de Porto Alegre, reclama do desleixo do Detran com o segmento. Segundo ele, ações voltadas para promover a boa convivência entre carros e bicicletas – que conta com um número crescente de adeptos – praticamente inexistem.
– Muitos acham que lugar de bicicleta é na calçada, junto com o pedestre, e não na mesma pista de rolamento. Não é o que diz o Código de Trânsito Brasileiro – reclama.
Conforme o presidente do Detran, Leonardo Kauer, desde 2010, houve uma queda de 10% nos acidentes com morte nas estradas. Para este ano, a autarquia projeta investir R$ 34,2 milhões em ações e campanhas de educação para o trânsito.
CAIXA REFORÇADO
Entidades criticam e consideram baixos os investimentos do Detran em campanhas educativas e de prevenção a acidentes no trânsito. Ontem, reportagem de ZH mostrou que, no ano em que a autarquia aumentou sua arrecadação em 47,6% e o “lucro” em 151,5%, as despesas com ações de segurança cresceram em ritmo menor: 27,8%, totalizando R$ 15,8 milhões.
Gerente institucional da Fundação Thiago Gonzaga, Ana Maria Dall’Agnese acredita que, para uma redução drástica nas estatísticas de mortes nas estradas, é imprescindível que os valores aplicados sejam maiores. Para ela, as ações de conscientização devem ocorrer não apenas em operações nas ruas, como o Balada Segura, mas parte de um processo permanente, desde a Educação Infantil.
– Enquanto o governo não tirar isso do papel, infelizmente vamos nos conformar com os números de mortes no trânsito. Queremos e precisamos de mais investimentos, e o Estado tem dinheiro para fazer mais.
O advogado Pablo Weiss, membro da Associação de Ciclistas de Porto Alegre, reclama do desleixo do Detran com o segmento. Segundo ele, ações voltadas para promover a boa convivência entre carros e bicicletas – que conta com um número crescente de adeptos – praticamente inexistem.
– Muitos acham que lugar de bicicleta é na calçada, junto com o pedestre, e não na mesma pista de rolamento. Não é o que diz o Código de Trânsito Brasileiro – reclama.
Conforme o presidente do Detran, Leonardo Kauer, desde 2010, houve uma queda de 10% nos acidentes com morte nas estradas. Para este ano, a autarquia projeta investir R$ 34,2 milhões em ações e campanhas de educação para o trânsito.
CAIXA REFORÇADO
Ao cobrar taxas mais altas, departamento engordou finanças em 2013
- No primeiro ano em que vigoraram as novas taxas do Detran, a arrecadação do órgão aumentou 47,6% em relação a 2012, alcançando R$ 1,1 bilhão.
- No mesmo período, o superávit (“lucro”) foi de R$ 430 milhões e, ao parar no caixa único, ajudou o Piratini a bancar despesas gerais.
- A autarquia aplicou R$ 15,8 milhões em 2013 em campanhas de educação no trânsito, valor 27,85% superior ao investido no ano anterior.
- O projeto do Piratini que autorizou o aumento das cobranças do Detran elevou algumas taxas cobradas dos motoristas em até 140%.
COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A Balada Segura não é uma ação preventiva, mas puramente repressiva, por ser uma blitz para multar e encaminhar à polícia os infratores sob substância alcoólica. Campanhas educativas são realizadas com ações informativas, cursos, seminários, palestras, orientações, direção defensiva, entre outros eventos promovidos para prevenir, educar e criar uma cultura de segurança e paz no trânsito. Além disto, fazem parte da prevenção uma permanente fiscalização da sinalização e segurança das vias públicas e a presença do policiamento ostensivo e discreto nos trechos onde são maiores de riscos de acidente conforme diagnóstico periódico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário