sábado, 3 de março de 2012

REFLEXÃO SOBRE O TRÂNSITO

Marilene Souza, Professora - ZERO HORA 02/03/2012

Hoje cedo estava vendo o telejornal e mostraram uma reportagem sobre mortes de jovens em acidentes de carro. Fiquei chocada! Nem é essa exatamente a palavra. Tive um sentimento esquisito, não por ver imagens de acidentes. Isso já vi centenas, até mais chocantes do que as que mostravam na reportagem.

O caso é que fico pensando em quem fica, nos filhos (que nesse caso eram bebês) e não terão seus pais ao seu lado; no resto da família, que terá que conviver com a saudade para sempre, e naqueles que presenciaram a cena de horror. Fico pensando, por quê? Não porque se foram simplesmente, mas qual o motivo leva um ser humano, ser racional, a beber e pegar um automóvel a toda a velocidade, encher de gente no carro e, literalmente, matar todo mundo?

Sempre lembro de um desenho do Pateta, em que ele era um cidadão exemplar, mas quando entra no seu carro ele se transforma em um monstro e fica descontrolado. É isso que tenho visto todos os dias no trânsito, as pessoas não respeitam nada e nem ninguém. Se você respeita o limite de velocidade dentro da cidade, leva xingão de todos os lados, é hostilizado e muitos motoristas colam em sua traseira tentando te forçar a correr na mesma velocidade. Em um momento que, repentinamente, você precisa frear, causa um acidente. Se seu carro estragar, lá vem centenas de xingamentos novamente, como se a culpa fosse sua pelo carro estragar.

Gente, as pessoas estão loucas, não conseguem esperar meio segundo para uma pessoa atravessar a faixa de pedestres, ou para uma sinaleira abrir, ou um carro manobrar... cada vez mais grosseria e motoristas imprudentes que pensam que são os melhores motoristas do mundo. Pois não são!

Bons motoristas respeitam as leis de trânsito e os pedestres, respeitam os outros motoristas, não bebem ao pegar no volante, não colam na traseira dos outros. Vou usar uma máxima que se torna cada vez mais necessária para mudar a realidade de nosso trânsito: "gentileza, gera gentileza".

Essa é a realidade, ser gentil é o mínimo que qualquer cidadão precisa ser para melhorar, não só o trânsito, mas toda a vida em sociedade. Vamos respeitar os outros e , principalmente, a nós mesmos.

Nenhum comentário: