terça-feira, 6 de agosto de 2013

HOMEM QUE MATOU PAI E FILHO TINHA 10 MULTAS DE TRÂNSITO

ZERO HORA 06 de agosto de 2013 | N° 17514

IMPRUDÊNCIA NA BR-386

Homem que matou pai e filho tinha 10 multas de trânsito. Detido preventivamente no Presídio Estadual de Lajeado, ele preferiu não dar explicações à polícia



Mesmo após ter recebido 10 multas por infrações no trânsito, uma delas por dirigir embriagado, que lhe rendeu suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um homem de 34 anos voltou a dirigir sob efeito de álcool e acabou matando duas pessoas. Pedreiro, pai de duas crianças, casado e morador de Lajeado, no Vale do Taquari, Altair Teixeira Carvalho preferiu ficar em silêncio diante da polícia.

Carvalho também se recusou a falar com a reportagem, apesar de autorização concedida pela Vara de Execuções Criminais, já que ele está detido no Presídio Estadual de Lajeado. Quem falou foi a mulher. Prestadora de serviços gerais de uma empresa terceirizada da Centro Universitário Univates, Leandra Vieira de Oliveira, 35 anos, se diz atônita com os fatos:

– Ele sempre foi um pai maravilhoso e um ótimo marido. Desde que a CNH foi suspensa, ele não dirigia mais. Só saiu sábado pra levar o carro na oficina, onde a gente deixa o Gol, já que não temos garagem.

No chalé azul, que fica nos fundos da casa dos sogros de Carvalho, no bairro Centenário, vivem o casal e os filhos de sete e 13 anos. Nascido em São Luiz Gonzaga, na região das Missões, ele se mudou há 13 anos com a mulher para Lajeado em busca de mais oportunidades. Atualmente, o pedreiro estava trabalhando para uma arquiteta em Porto Alegre e ficava de segunda a sexta-feira realizando serviços na Capital.

Segundo a mulher, ele costumava ir a Porto Alegre no Gol da família, mas o veículo era conduzido por algum dos serventes que ia junto. Nas últimas semanas, como o carro estava estragado, estava indo de ônibus.

Na noite de sábado, com o Gol já consertado, Carvalho não chegou a ir à oficina. Quem afirma é o proprietário e amigo Ronaldo Franciosi, 34 anos. Mas nem ele nem Leandra sabem onde ele foi.

Às 23h, no quilômetro 345 da rodovia Iraí-Canoas (BR-386), ele colidiu com uma Pajero, onde estavam Lissandro Stroher de Mello, 36 anos, e o filho Igor da Silva Mello, 11 anos, que morreram na hora, e Janaína Estigarriba da Silva, 41 anos e Larissa da Silva de Mello, sete anos, que ficaram feridas. Depois, Carvalho fugiu do local, possivelmente a pé.

Conforme o delegado Silvo Huppes, que abriu um inquérito para investigar o caso, o condutor foi encontrado em casa alcoolizado – o que foi comprovado por bafômetro –, e recém saído do banho. Ele foi autuado em flagrante e encaminhado ao presídio. Mais tarde, a Justiça decretou prisão preventiva. Por isso, a investigação deve ser concluída em até 10 dias.

VANESSA KANNENBERG | LAJEADO


Motorista estaria em alta velocidade

De acordo com o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da região de Lajeado, Leandro Wachholz, além de o motorista estar com a CNH suspensa e não ter entregue o documento às autoridades, o Gol estava com o licenciamento vencido. Mas os indícios do local do acidente ainda apontam para excesso de velocidade.

– Pelo tamanho do estrago, ele estava a pelo menos 110 km/h. Além disso, estava chovendo e ele deve ter aquaplanado, perdeu o controle do carro, passou pela valeta que separa os dois sentidos da pista e, impulsionado com a subida, literalmente, decolou até atingir a Pajero em cheio do outro lado – relata Wachholz.

Entre as 10 multas sofridas por Altair Teixeira Carvalho, além de uma por dirigir embriagado em abril do ano passado, estão cinco infrações por excesso de velocidade, uma por ultrapassagem irregular, duas por estacionamento e uma por dirigir de chinelo. As infrações somam 48 pontos na carteira e quase R$ 4 mil.

Nenhum comentário: