domingo, 15 de fevereiro de 2015

EM OUTROS PAÍSES, MULTAS PESADAS, LEIS DURAS E JUSTIÇA ÁGIL E COATIVA CONTRA BÊBADOS NA DIREÇÃO



ZERO HORA 15/02/2015 | 09h35


Como é, em outros países, a legislação sobre bebida e direção. Conheça as regras da Colômbia, Espanha, EUA, França, Japão e Suécia


por Marcelo Monteiro



Reportagem de ZH discute qual deve ser a punição para motoristas que dirigem sob efeito de álcool. Veja como é a legislação em outros países:

Colômbia

Além do cancelamento da carteira, a lei que rege "a condução sob uso de álcool e de outras substâncias psicoativas" prevê multa equivalente a R$ 34 mil.

Espanha


Além da possibilidade de ir preso, o condutor flagrado com taxa de 1,2 grama ou mais de álcool por litro de sangue tem suspenso por até quatro anos o direito de dirigir. Rejeitar o bafômetro ou exame de sangue resulta em prisão de seis meses a um ano.

Estados Unidos

Ao envolver-se em um acidente, o motorista embriagado é identificada como alcoólatra e recebe duas alternativas: fazer tratamento ou ir para a cadeia. Durante o tratamento, a pessoa é submetida a exames de urina para avaliar se permanece "limpa" ou se teve recaídas.

França
Em caso de acidente, o motorista embriagado pode ter a licença para dirigir suspensa por 10 anos, ser preso por cinco anos e pagar multa de R$ 200 mil.

Japão

Um motorista embriagado que atropela e mata uma pessoa pode ser condenado à prisão perpétua. Embora recursos possam reduzir a condenação, o impacto da pena inicial costuma inibir a imprudência.

Suécia

Como um pedágio, barreiras eletrônicas testam instantaneamente se os condutores consumiram álcool. Quando o resultado indica níveis acima do permitido, as cancelas não se abrem, e o motorista é retido até a chegada da polícia.

Nenhum comentário: