sexta-feira, 2 de maio de 2014

ESTRADAS DO RS, PRECÁRIAS E SEM MANUTENÇÃO


(Lidiane Mallmann, Especial)


ZERO HORA 02/05/2014



RAIO X DAS ESTRADAS DO RS



Temido por prefeitos, o convênio para utilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ou do Corpo de Bombeiros no socorro nas estradas administradas pela estatal terá vida longa. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) tende a renovar o contrato - com validade de dois anos - e, em contrapartida, investir em equipamentos para os órgãos que suprem, no sufoco, às demandas municipais.

Desde março, a EGR diz ter desembolsado R$ 10 milhões para o Samu e para o Corpo de Bombeiros. A estatal assinou o convênio com a Secretaria Estadual da Saúde e repassou R$ 1,7 milhão proveniente das tarifas de pedágio. Os recursos foram destinados à compra de equipamentos para o Samu, como desfibriladores, kits de bolsas para materiais de urgência e medicamentos, como coletes de imobilização e mantas térmicas. Para os bombeiros, que são responsáveis por operações de resgate nos acidentes, a EGR adquiriu, em abril, 31 desencarceradores, por cerca de R$ 1,8 milhão.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Eviltom Pereira Diaz, a EGR também é responsável pelo pregão eletrônico que comprará 31 viaturas, do tipo ambulância de suporte avançado - três veículos usados já foram entregues. O investimento de cerca de R$ 7 milhões não tem data para chegar nas cidades.

O presidente Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs), Valdir Andres, disse que logo depois da mudança, em junho do ano passado, os prefeitos demonstraram uma grande preocupação em oferecer serviços que atendem às cidades, como o Samu, para ocorrências nas rodovias. Até agora, Andres disse que não houve providência que mudasse o quadro de preocupação e critica o acréscimo de encargos aos municípios.






OS TRECHOS PERCORRIDOS POR ZH








































Equipamentos e socorro garantidos por convênios




CONTRAPONTOS

O que diz o Dnit - As empresas que assumiram os contratos (da BR-116 e 386), por meio de licitação, são responsáveis, por dois anos, por serviços de fresagem e substituição asfáltica, capina, limpeza da drenagem, recuperação das defensas e da sinalização vertical. O Dnit investirá cerca de R$ 240 mil por quilômetro. O Dnit precisou aguardar a publicação da portaria que devolveu as rodovias para a autarquia. A publicação ocorreu no dia 12 de março.

O que diz a EGR - As obras na RSC-453, entre Estrela e Garibaldi (administrada desde junho/2013), terão início na próxima semana. A ERS-122, entre Caxias do Sul e Antônio Prado (administrada desde junho/2013), está em obras desde 19 de fevereiro. Foram recuperados os trechos do km 81,4 ao 83; do km 86 ao 89; do km 90 ao 93. O próximo a ser recuperado é entre os km 109 e 114. Mas toda a extensão de 46 quilômetros passará por melhorias do revestimento asfáltico.

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