quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MORTES EM QUEDA NO RS

ZERO HORA 19 de fevereiro de 2014 | N° 17709

MAURICIO TONETTO

BALANÇO DE 2013. Mortes em queda no trânsito

Levantamento de acidentes graves no Rio Grande do Sul, divulgado ontem pelo Detran, mostra redução de 5,1% dos óbitos



O trânsito gaúcho ceifou a vida de 1.984 pessoas em 2013 – mais de cinco por dia –, conforme balanço divulgado ontem pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O número, apesar de elevado, traz um alento: em relação a 2012 (2.091 mortes), houve queda de 5,1% dos óbitos em ruas e estradas do Rio Grande do Sul.

Odecréscimo na estatística é atribuído às punições da Lei Seca, maior conscientização da sociedade, intensificação das operações de fiscalização e atuação conjunta entre polícias, Detran e Brigada Militar. Desde 2010, o número de mortes caiu 9,4% no Estado.

– A preocupação é sermos perseverantes e progressivos na aplicação das políticas públicas. Se não, há um descrédito da população e tudo vai por terra. Temos um esforço de estruturação do Detran, nomeamos mais de 200 servidores e há mais recursos sendo alocados para as ações que pretendemos – afirma o diretor-presidente do órgão, Leonardo Kauer.

A especialista em segurança viária Marta Obelheiro, da ONG Embarq Brasil, entende que a redução “não é um acaso”, mas pondera que o salto positivo virá com investimentos em engenharia de tráfego, para que as cidades e estradas do Estado ofereçam mais segurança aos condutores:

– Estão sendo feitos muitos esforços de legislação, cultura, fiscalização e conscientização para que essa diminuição aconteça. Essa redução é importante e necessária, pois o número de mortes no trânsito é alto demais no Brasil e também no nosso Estado. Mas temos de lembrar que muito ainda precisa ser feito. Todos os países que construíram um ambiente mais seguro aos usuários com engenharia de tráfego tiveram mudanças expressivas e sustentáveis.

Os dados do Detran revelam que a maioria dos acidentes com vítimas fatais em 2013 – 1.078 (60,9%) – aconteceu em rodovias. Os automóveis, com 1.160 mortes (38%), e as motocicletas, com 643 (21%), lideram os índices de ocorrências.

Tarso diz que imprudência é fator decisivo para acidentes

De acordo com o governador Tarso Genro, a combinação álcool e direção e a imprudência são fatores determinantes. No ano passado, 20,8 mil condutores foram multados por dirigir sob influência de substâncias entorpecentes:

– É necessária uma legislação punitiva adequada, que tenha fiscalização sobre ela. Mais de 90% dos acidentes ocorrem por imperícia, negligência e imprudência. Isso significa que temos espaço para avançar, não só com políticas públicas, como também conscientizando a população de que o automóvel é um instrumento, não uma arma ou elemento de produção de aventura.

Desde o feriado da Proclamação da República, em novembro de 2011, até o último Réveillon, 2,4 milhões de veículos foram abordados em blitze da Operação Viagem Segura em rodovias estaduais e federais e 31,6 mil, recolhidos. No total, foram registradas 345 mil infrações. Já no âmbito da Balada Segura, 8 mil motoristas receberam multas por embriaguez ao volante em 70 mil testes de bafômetro, realizados em motoristas de 88 mil veículos abordados nos últimos três anos.


Nenhum comentário: