sábado, 22 de março de 2014

A LOUCURA DOS SENSATOS


ZERO HORA 22 de março de 2014 | N° 17740


ARTIGOS

por Jayme Eduardo Machado*



E a cada acidente que vitima esses sensatos, têm-se a confirmação desse diagnóstico. Meio Freud, meio Aporely, que o nosso barão de Itararé bem que merece um lugar no panteon da psicanálise, embora nunca a tenha levado a sério.

Séria, sim, e lamentavelmente trágica, é a sina dos ciclistas. Se analisarmos com um mínimo de sensatez não existe meio de transporte mais inteligente. Não polui, ocupa o mínimo de espaço na via pública, e faz bem para a saúde. Onde perde para os outros meios de transporte? Na velocidade, virtude mais próxima da estupidez, e na fragilidade, alvo preferido da agressividade.,.

Então, se verdadeiro o conteúdo daquela reflexão do filósofo, dá para concluir que o ciclista, exatamente por arriscar-se a ser sensato, é, no máximo, um louco mediano. Mas como a média de loucura em nosso trânsito está lá no alto, infelizmente esses campeões da sensatez não a exercitam num limite suficiente à sobrevivência. Por isso, quando sobrevivem são heróis, porque a regra é serem vítimas da agressividade dos meios de transporte pesados e dos fiscalizadores da chamada mobilidade urbana – em tese, é claro, porque estamos muito próximos da imobilidade.

Descendo dessa “viagem”, e pranteando o massacre dos sensatos ciclistas, nos perguntamos: a quem responsabilizar? Pois está na hora de acabar com essa transferência das mazelas individuais – e, pois, de cada um de nós – para o Estado, para a sociedade e para a legislação. E, por questões de espaço no papel para a abordagem do nosso tema, vamos nos limitar à lei. E a resposta é que o menos responsável pelo caos no trânsito é exatamente o Código de Trânsito Brasileiro. Reprodução da mais moderna legislação europeia, ultrapassa os 300 artigos criteriosamente destrinchados em minúcias.

Pois sabem o que diz o seu artigo 320? Que a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito será aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Se quiserem saber se isso é cumprido, perguntem aos das empresas que devem aplicar a lei, não raro, apedeutas de notória especialização em burlá-la.

Aos ciclistas, pois, lamentavelmente só cabe transmitir nossos sentidos pêsames. Mas a estes apedeutas da mobilidade urbana, cumpre advertir: cumpram com o seu dever, assumam a sua responsabilidade!

*JORNALISTA, SUBPROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA APOSENTADO

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