sábado, 25 de maio de 2013

TECNOLOGIA PARA AJUDAR O TRÂNSITO

ZERO HORA  25 de maio de 2013 | N° 17443

SOLUÇÕES URBANAS

Tecnologia para ajudar o trânsito em Porto Alegre. Comitiva de gaúchos conhece iniciativas inovadoras no Vale do Silício


Tecnologias aplicadas em San Francisco para facilitar o trânsito podem servir de inspiração para Porto Alegre. Uma das práticas que mais chamou atenção da comitiva gaúcha que viajou à Califórnia para conhecer iniciativas inovadoras é o aplicativo de celular que indica a disponibilidade de locais para estacionar.

A missão é organizada pelo Cite, um grupo de empreendedores que usa a sigla do projeto Comunidade, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo para encontrar soluções inteligentes para problemas da cidade.

O mapeamento de vagas ajuda o motorista a encontrar um local de forma mais rápida, poupa tempo e diminui o risco de acidentes. Em vez de parquímetros, sensores instalados no chão enviam sinais para um programa que indica quais regiões da cidade estão mais lotadas e quais as mais disponíveis para estacionar em determinado momento.

O projeto, que já cobre 25% da cidade, é desenvolvido pelo departamento de trânsito de San Francisco. Uma escala de preços é definida para incentivar motoristas a não dirigir nos horários de maior movimento. O valor cobrado pelo estacionamento varia conforme a região e o horário.

Todo o dinheiro arrecadado com o estacionamento público é aplicado em melhorias no trânsito da cidade. E não há isenção para ninguém. Mesmo carros oficiais precisam pagar tarifa.

Convite para encontro estratégico na Capital

Estacionar na rua por 24 horas, todos os dias, custa cerca de US$ 7 mil por ano na cidade. Estacionamentos para bicicletas – San Francisco está cheia delas – são gratuitas.

– São práticas inteligentes e que não custam tão caro. Estamos colhendo informações, e a ideia é mandar agentes da EPTC para cá aprender com eles e mais tarde aplicar na nossa cidade – disse o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, um dos integrantes da Cite.

O grupo também teve um encontro com Regis McKenna, considerado um dos gurus de Steve Jobs. McKenna, criador da marca da Apple, apresentou estratégias para incentivar uma cidade inovadora, destacando a importância de investir em startups:

– O investimento em empresas da nova economia é semelhante a um trabalho de pesquisa. Na maioria das vezes, em 70% dos casos não há retorno consistente, mas é necessário ao desenvolvimento.

Na quinta-feira, durante visita à LinkedIn, na cidade de Palo Alto, Fortunati propôs aos executivos da companhia a realização do encontro estratégico anual do grupo em Porto Alegre. Hoje a comitiva visita uma empresa de segurança pública que utiliza tecnologia para prevenir a violência.

THIAGO MEDEIROS | ENVIADO ESPECIAL/SAN FRANCISCO

COMO FUNCIONA- Software ajuda a encontrar vaga em estacionamento em San Francisco

- O aplicativo – que pode ser utilizado tanto em smartphones quanto em tablets – indica a disponibilidade de vagas na cidade. As cores mostram diferentes níveis de ocupação. A vermelha representa regiões mais críticas, enquanto o azul mais claro, áreas onde está mais fácil achar estacionamento naquele momento.

- O programa também indica o preço dos estacionamentos disponíveis. Conforme o local, o valor cobrado para estacionar o carro pode variar. O verde escuro representa custos mais altos e o verde claro, as vagas mais em conta.

- O software informa, em números, a disponibilidade de lugar e o preço.

Nenhum comentário: