quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A VIDA, SEMPRE O MELHOR PRESENTE

ZEDRO HORA 28 de novembro de 2012 | N° 17267
ARTIGOS

Vanderlei Cappellari*

Verão, festas, intensa circulação de pessoas, corre-corre para compra dos presentes de Natal e ano-novo; as esperadas férias. Dezembro é assim, um mês aguardado com grande expectativa, carregado de energia, de fé, de esperanças renovadas. Neste momento de encontros, de trocas de sentimentos, de revisões, previsões e promessas, é importante lembrar sempre da importância do respeito à vida, à nossa, à do próximo.

Nós, que agimos diariamente na circulação da cidade, ao mesmo tempo que sentimos no ar esta vibrante e saborosa realidade, temos o dever de lembrar da necessidade de cuidados redobrados no convívio do trânsito neste final de ano, e nos meses de férias. Ainda mais que as exigências de produção e a competição podem desenvolver reações emocionais perturbadoras à nossa capacidade de relação e convívio com as pessoas.

Avançamos, em 2012, nas relações do trânsito. Chegamos ao 10º mês do ano com uma redução de 30 vítimas fatais, na comparação com o mesmo período de 2011. É um ganho inestimável, uma sinalização clara de mudança de cultura, de um maior respeito entre motoristas e pedestres. Mas não podemos abrir a guarda, ainda mais quando se trata de colocar a vida em risco. Os pontos mais vulneráveis continuam sendo os atropelamentos de pedestres e os acidentes com motos. Já morreram 34 motociclistas e 34 pedestres, por atropelamento. Vamos realizar um mutirão pela segurança no trânsito em dezembro. E todos os segmentos da sociedade devem se envolver nesta missão.

Temos todo o direito de comemorar o ano que passa; o 2013 que se aproxima. Mas não vale a pena apressar as coisas. O estresse, a partir da ansiedade da correria das festas, nas comemorações exageradas, representa armadilhas perigosas, espaço aberto para os acidentes. Mais importante do que qualquer presente material, pode ser o mais caro e cobiçado, para um familiar muito querido, ou para um amigo mais do que especial, está num forte abraço, de corpo bem presente.

Boas festas a todos, lembrando que a vida será, sempre, o melhor presente.

*Diretor-presidente da EPTC

Nenhum comentário: