terça-feira, 14 de outubro de 2014

FUJA DAS ARMADILHAS DO GPS



ZH 14 de outubro de 2014 | N° 17952

TECNOLOGIA. DIREÇÃO SEGURA

ROTAS INDICADAS PELO sistema de georreferenciamento nem sempre são as melhores opções para deslocamento e podem representar risco



Aliados dos motoristas para se deslocar nas cidades ou em estradas, os equipamentos de GPS podem acabar atrapalhando a viagem e até oferecer risco ao sugerir uma rota. No sábado à noite, um motorista que ia de Venâncio Aires para Caxias do Sul teria sido levado pela orientação do sistema a utilizar uma estrada de terra, sem iluminação ou sinalização, em Teutônia. Ao passar por uma ponte, perdeu o controle do veículo e caiu em um arroio. No acidente, a mulher e dois filhos – um menino e uma menina – morreram. A professora de cartografia da UFRGS Andréa Iescheck dá dicas para evitar contratempos.

DICAS PARA APROVEITAR O EQUIPAMENTO
UTILIZE APLICATIVOS QUE MOSTREM ATUALIZAÇÕES SOBRE AS ESTRADAS
Prefira usar o smartphone a aparelhos de GPS. Na internet, é fácil encontrar aplicativos de celular como o Waze e o Google Maps, que informam ao usuário se há problemas nas rodovias, especialmente em cidades grandes ou em estradas conhecidas (o Waze é atualizado com informações repassadas pelos próprios usuários). Os equipamentos de GPS para veículos normalmente apresentam atualizações menos frequentes. Por isso, acidentes, obras e problemas na sinalização não costumam aparecer.
DÊ PREFERÊNCIA ÀS VIAS PRINCIPAIS
Utilizar estradas mais conhecidas, com mais movimento, diminui a probabilidade de surpresas.
– Hierarquizando o que é principal e o que é secundário, o motorista fica menos sujeito a entrar em uma região de risco. Teoricamente, tem menos problema – alerta a professora Andréa Iescheck.
Além disso, vias principais são utilizadas por mais usuários, o que garante mais atualizações dos aplicativos sobre possíveis problemas no tráfego.
ESTUDE O TRAJETO ANTES DE SAIR DE CASA
Não é preciso abrir um mapa e fazer um estudo cartográfico das cidades, mas é bom ter uma ideia sobre o que esperar no caminho. Uma breve pesquisa no Google Maps ou mesmo em um mapa de papel pode ajudar o motorista a conhecer suas opções de rota. Mas fique atento para utilizar um mapa atualizado.

Nenhum comentário: