segunda-feira, 9 de julho de 2012

JOVENS DIRIGEM TECLANDO CELULAR

ZERO HORA 09 de julho de 2012 | N° 17125

RISCO AO VOLANTE

59% dos jovens dirigem teclando no celular


Uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 59% dos jovens dirigem teclando no celular. O levantamento realizado em cinco capitais brasileiras mostrou que oito em cada 10 motoristas reconhecem que o hábito é arriscado, mas 32% não fazem nada para mudar.

Ao todo, 350 jovens de 18 a 24 anos foram ouvidos em novembro do ano passado em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, conforme reportagem do jornal O Estado de São Paulo. Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados disseram já ter andado com quem dirige e tecla, mas apenas 38% confessaram reclamar dessa atitude.

Especialistas se mostraram preocupados com o resultado do estudo, encomendada pela seguradora Porto Seguro. O perito em acidentes Sérgio Ejzemberg compara o ato de enviar torpedos, postar em redes sociais e conversar em chats ao ato de dirigir com os olhos fechados, ressaltando que pode haver um atraso do reflexo de frear, por exemplo.

– É pior do que dirigir alcoolizado, porque os olhos não estão na pista – avaliou o profissional.

Segundo o o NHTSA, órgão americano de segurança no trânsito, ao teclar um simples “ok”, o motorista aumenta em 23,6% a chance de sofrer um acidente.

A legislação não tem um enquadramento específico para o motorista que dirige teclando no celular. Mas o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro prevê como infração conduzir só com uma das mãos – quando se fala ou digita no telefone móvel, por exemplo. No dia 18, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) lançou uma campanha de alerta para os riscos de dirigir e teclar.

Nenhum comentário: