sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CASAL VÍTIMA DE MOTORISTA EMBRIAGADO





ZERO HORA 26 de dezembro de 2014 | N° 18024

FELIPE DAROIT TAÍS SEIBT


TRÂNSITO. TRAGÉDIA NO LITORAL

CAMINHONETE QUE SEGUIA na contramão atingiu motocicleta, matando uma jovem de 19 anos e deixando a companheira, de 22 anos, que estava na carona, gravemente ferida. Acidente ocorreu ontem, na Avenida Paraguassu, em Capão da Canoa


Dias antes do Natal, Manuela Teixeira, 19 anos, pediu um vale para a dona do restaurante Jurema’s, onde trabalhava, no centro de Capão da Canoa, no Litoral Norte. Ela queria adiantar os preparativos para a ceia com Franciele Melo, 22 anos, colega de trabalho e sua companheira havia cerca de dois anos.

Sabendo da intenção do casal de festejar a data, Gislani Pires pensou ter sido esse o motivo do atraso das funcionárias na manhã de ontem. Mas não era. Por volta das 11h, a moto guiada por Manuela, com Franciele na garupa, foi atingida por uma EcoSport desgovernada na Avenida Paraguassu, no cruzamento com a Rua Divisória. Manuela morreu no local. Testemunhas relataram que ela ainda tentou avisar que a companheira estava em meio a um matagal à beira da via, arremessada pela violência do choque.

Socorrida e conduzida ao Hospital Santa Luzia, Franciele continuava na UTI na noite de ontem, em estado gravíssimo. Familiares tentaram transferência para a Capital, mas os médicos não recomendaram a remoção, temendo que a jovem não resistisse.

No Facebook, o perfil de Manuela menciona também o nome de Franciele – e vice-versa –, deixando explícita a sintonia do casal. De acordo com Gislani, as duas gostavam de andar de skate nas horas de folga.

– Era muito bonito ver a relação das duas. Eram meninas muito meigas e ótimas funcionárias – conta Gislani.

Há três temporadas, as jovens reforçavam a equipe do restaurante Jurema’s, onde trabalha também a mãe de Franciele, Tereza, que já estava no local quando recebeu a notícia.

CONDUTOR DA ECOSPORT É INDICIADO PELA POLÍCIA

O motorista do EcoSport, Leonan dos Santos Franco, 30 anos, foi indiciado pela Polícia Civil por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e tentativa de homicídio. Ele se negou a fazer o teste do bafômetro, mas, segundo a delegada Priscila Salgado, um exame médico, solicitado pelos policiais, além do testemunho de agentes e populares que acompanharam a ocorrência, confirmam que Franco apresentava sinais de embriaguez. Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio de Osório.

Irmão mais velho de Manuela, Ênio Esteves Teixeira Júnior não se conforma com a tragédia que tirou a vida da caçula da família. Além dele, a jovem ainda tinha mais uma irmã.

– É inacreditável. Não é uma infração de trânsito ou uma simples imprudência: isso é um assassinato a sangue frio, feito por um ignorante alcoolizado, que teve livre acesso à bebida. É um sentimento que vai contra a lei da vida. Ninguém espera enterrar um filho ou uma irmã mais jovem – desabafa Ênio.

No registro da ocorrência, não consta a velocidade em que a Ecosport estaria circulando. O relato aponta que o veículo, que tem placas de Criciúma (SC), estava na contramão quando atingiu a motocicleta.


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - A história é a mesma - LEI QUE NÃO PEGA É LEI INÚTIL, LEI PERMISSIVA É LEI DESMORALIZADA E LEI NÃO APLICADA É LEI QUE NÃO EXISTE. Uma das reformas que deve ser feita na justiça brasileira é a mudança de comportamentos dos juízes para que observem a supremacia do interesse público em relação ao direito particular e corporativo. Assim, as decisões judiciais se baseariam em interpretações da lei observando primeiro os direitos da vítima, ao invés dos direitos e benefícios do infrator, concedendo amplos direitos de defesa e acusação.

A supremacia do interesse público é um dos princípios básicos de observância obrigatória pela administração pública, correspondendo ao "atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes e competências, salvo autorização em lei." Este princípio está intimanente ligado ao da finalidade pública, em que a autoridade fica impedido de praticar ato no interesse próprio ou de terceiros.

A justiça creditou a falha na polícia. Este fato revela erros, vacilações e equívocos nas ligações burocratas, nas ações isoladas, na leniência no trato das ilicitudes e na forma assistemática de executar e aplicar a lei, que torna ineficiente os instrumentos de justiça criminal no Brasil. É algo que estamos denunciando há muito tempo e pedindo a criação de um sistema de justiça criminal mais ágil e coativo para conter o descrédito nos poderes, nas leis e na justiça.

Nenhum comentário: